6 de novembro de 2013

Yosemite Park - Mist Trail to Vernal and Nevada Falls


Agora eu estava indo para o destino que eu realmente queria! Vamos começar a caminhar pela natureza, mexer o corpo e sair da confusão urbana, que por melhor que seja não me fala ao coração.

O primeiro desafio foi entender como funcionam os parques, como se locomover neles, qual seu tamanho, tempo de um lugar ao outro, o que dá para fazer em um dia, como é o clima, como são hospedagens, serviços e comércio e outras tantas incógnitas. Agora que já fui, percebo que é MUITO fácil circular por lá, mas daqui não tinha a menor ideia.

Após olhar mapas e descritivos das trilhas listei algumas que eu imaginava que seriam legais e que se adequariam as nossas condições físicas, tempo disponível e interesses da turma. A MIST TRAIL estava na lista e com o relato da Larissa, trilheira que conheci em Berkeley, estava praticamente certa. Mas a decisão final só foi tomada no hotel com a ajuda da concierge, que disse que essa era a mais procurada. Além de ser linda, é uma das poucas cachoeiras com abundância de água nesta época do ano.

Trip Advisor e o National Park Service oferecem um ótimo descritivo das trilhas e incluem mapas, instrumento indispensável para uma engenheira de planejamento de transportes como eu.  


Esse é o mapa básico das trilhas obtido no site do NPS

O percurso de ida e volta da Mist trail tem em torno de 11 km, com uma elevação de 610 m. O tempo previsto para o trajeto varia de 5 a 6 horas e vai depender de quanto tempo você resolve curtir cada etapa.

No dia da trilha, estacionamos o carro na Curry Village, abastecemos nossas mochilas com sanduíches  frutas, água e barrinhas de proteína na Grocery Store e pegamos o Valley shuttle até a parada 16, onde começa a trilha.


pela estrada

A entrada do Parque

  
No Tunnel View, um pouco antes de chegar o Yosemite Valley. Essa foto foi obtida em commons.wikimedia.org. Na nossa visita a cachoeira a direita - Bridalveil, estava praticamente seca.

o visual do Yosemite Park

local de abastecimento ao lado do estacionameto

complementando o breakfast

e aí vamos nós



Nesse momento um novo mundo começou a surgir para a Olívia e a Ana Carolina. Um mundo de gente que anda por aí. A Olívia chegou a me perguntar se ia ter mais gente na trilha....Após 2,4 km chegamos na base de Vernal Fall. Visual altamente recompensador e difícil de seguir adiante de tão lindo. Alguns já se dão por satisfeitos e voltam daí mesmo.

como a gente fica feliz e amorosa quando está na natureza!


Vernal Fall

 
Ana Carolina, Olívia (minha Filha) e Eu

com direito a arco iris

Agora vamos ver de cima! 

não dá vontade de sair daí


o pessoal tá animado e segue em frente


Vernal fall de cima para baixo

Um pouco mais adiante, Emerald pool, onde paramos para almoçar!



Embora os guardas muito educadamente peçam para ninguém nadar e explicam o perigo, muitos não se contém! Além de parecer tentador mergulhar com o calor que estava do lado de fora, tem também o desafio de entrar na água extra gelada e experimentar tudo, até o fim.


eu fui uma das que não resistiu, comecei com pézinho...

não dispomos de equipe de produção, cabeleireiro e maquiador, então é assim mesmo, descabelada!

apesar da cara, valeu!!! depois a gente relaxa....

os Maciços de granito sempre a nos rodear

Quando as meninas acharam que estava na hora de voltar eu falei que tinha a opção de ver mais uma cachoeira. Elas já estavam satisfeitas, queriam voltar, tive que negociar cada quilometro... Mas sempre me dei bem e encontramos alguém que deu um empurrão e me ajudou a leva-las para frente! Desta vez paramos uma família para que estava voltando. Pai, mãe e dois filhos adolescentes. Perguntamos se valia a pena seguir até Nevada falls, os filhos relutaram, meio que reclamando do esforço, o pai não deixou opção, mandou logo um STOP COMPLAIN! GO!!! Eu aproveitei a deixa e saí andando, para elas só restou ir atrás. 
A Olívia queria me matar, mas vocês vão ver a cara dela quando chegou lá em cima! Com essa ela aprendeu que pode mais e que vale a pena! Eu já sabia, afinal as duas são atletas e tem 22 anos!!!

Mais 2km até o topo de Nevada fall



a vista e o caminho para Nevada fall

Dá para notar que a trilha está bem mais vazia e o caminho tem suas dificuldades! Se somar o sol no coco e o calor...Leve muita água desde lá debaixo, porque por incrível que pareça, não recomenda-se beber a água que corre em abundancia pelo caminho. Nós tivemos que racionar.




subindo tipo cabrito!

no topo de Nevada fall, me fala se não vale o esforço?


Vai reclamar agora?

Olívia, depois da dor, o prazer!




o visual do topo de Nevada Fall




  
De volta a Emerald pool, com luz de fim de tarde

para baixo todo santo ajuda!
Novamente Vernal fall com sol de fim de tarde


 Agora muito orgulhosas do caminho percorrido!!!



congestionamento no parque?!?!!?

Sunset no Yosemite valley

Sunset em tunnel view


Em breve em video! 
No dia seguinte só caminhadas leves, aguarde!

Leia também:
Yosemite Park - Lower Yosemite fall, Bridalveil fall e Glacier Point
Yosemite park - Mariposa Grove of Giants Sequoias

Um comentário:

  1. andrezza de faria13/11/13 18:17

    nossaaaa que lugares incriveis! vão estar na lista no retorno à california!

    ResponderExcluir