9 de maio de 2014

Punakha - Templo da Fertilidade e Dochu-la pass


Depois da inusitada festa de aniversário do Rei em Thimphu seguimos para Punakha, a antiga capital do Butão a 75km e horas de carro de Thimphu. 

A 30 km de Thimphu encontra-se o Dochu-la pass, a 3.088 m de altitude.

Se você der muita sorte e o dia estiver claro você conseguirá ver os picos de Masagang (7.158 m), Tsendagang (6.960 m), Terigang (7.060 m), Jejegangphugang (7.158 m), Kangphugang (7.170 m), Zongphugang (7.060 m), e finalmente Gangkar , o pico mais alto no Butão em 7.497 m.

Senão a parada continua valendo pelo visual das 108 Stupas encomendadas pela Rainha Mãe mais velha, Sua Majestade Ashi Dorji Wangmo Wangchuk em homenagem aos soldados butaneses que foram mortos na luta contra os rebeldes indianos em 2003. O quarto rei liderou um exército voluntário de cerca de 7.000 homens para forçar os rebeldes a sair do país. Embora os butaneses quisessem construir este chortens para marcar sua vitória, o rei preferiu usa-los para homenagear os falecidos.

Olha a sutileza da sabedoria local budista.

Thimphu vista da estrada

Em Dochula pass








Se o dia estiver agradável ainda pode-se dar uma caminhada na área


Com o dia agradável deve ser gostoso fazer um almoço aí, em Dochula pass.

o café local, onde já incluso serve-se chá quente com biscoitos!

 Seguindo para Punakha passa pelas áreas de plantação de arroz.



A próxima parada foi em Chimi Lhakhang, situado em uma colina no centro do vale. sua construção foi dedicada ao Lama Drukpa Kuenley, que no final do século 15 usava o humor, músicas e dramaturgia para ministrar seus ensinamentos e por isso ficou conhecido como “ Homem divino louco". 


Conhecido também como o templo da fertilidade seu acesso se dá por uma caminhada de 30 minutos pelos campos de arroz e pelo pequeno povoado de Pana.


A terraças de cultivo servem também de playground 



loja de artesanato focada em artigos ligados a fertilidade



a entrada do templo


os jardins do templo

Passeamos um pouco pela vila e pudemos conhecer os hábitos locais.


cozinha butaneza

No início da trilha tem alguns lugares que pareceram simpáticos para a parada do almoço, infelizmente nosso guia escolheu outro lugar, com um visual não tão atraente. Sugiro solicitar a agência almoço em locais com vista, caso contrário eles focam só na qualidade da comida.

Eu que já estava a 30 dias comendo comida indiana, nepaleza e butaneza não conseguia comer mais nada, fiquei a base de legumes, ovo e coca-cola. Se for esse seu caso e estiver disposto a pagar peça para incluir restaurantes diferenciados no roteiro. Indicarei alguns no post de roteiro sugerido.

Chegando em Punakha fomos conhecer o Punakha Dzong , construído estrategicamente na junção dos rios Pho Chhu e Mo Chhu, em 1637, por Shabdrung Ngawang Namgyal para servir como o centro religioso e administrativo da região.


















Eu e nosso guia Tsheten

E finalmente a chegada no hotel Dragon's Nest Resort, com esse visual sensacional.




Nenhum comentário:

Postar um comentário