24 de dezembro de 2012

PROJETO WIMbelemDON

O projeto Wimbelemdon, iniciado em 2000, pelo meu companheiro de viagem, o fotógrafo Marcelo Ruschel,busca por meio do ensino do tênis e da realização de atividades extra-escolares, desenvolver habilidades e atitudes em crianças em situação de risco, buscando facilitar seu processo de integração social.

Por que falar deste projeto agora?

Porque você tem apenas 3 dias úteis para destinar um pedacinho do seu imposto de renda para o projeto Wimbelemdom. 6% pessoa física, 1% pessoa jurídica. Informe-se wimbelemdon@wimbelemdom.com.br.

ou acesse:




Como acontece até agora?

* Aulas de Tênis

* Oficinas de leitura
* Aulas de Inglês
* Oficinas de Artes
* ”Cinema Em Quadra” – Oficinas de Cinema

Como começou
Tudo começou no dia 31 de Outubro de 2000 quando o fotógrafo Marcelo Ruschel alugou uma quadra de tênis abandonada em Belém Novo, bairro da zona sul de Porto Alegre, onde mora, com o intuito de desenvolver um projeto social com as crianças do bairro. O Nome surgiu em seguida como um trocadilho e uma homenagem ao torneio mais tradicional do mundo : o Torneio de Wimbledon, em Londres.

Nestes primeiros anos a maior dificuldade foi conseguir alguém que compartilhasse know-how para que o projeto fosse colocado em prática. Como fotógrafo, Marcelo não tinha a mínima idéia de quantas crianças poderiam participar do projeto, já que só tinha uma quadra.

Em setembro de 2002, em Nova York, por ocasião do torneio US Open 2002, Marcelo Ruschel encontrou Suzana Bertoni dos Santos, amigos de infância que não se viam há mais de 15 anos. Deste encontro casual nasceu uma parceria que tornou possível o início do Projeto WimBelemDon. Suzana, que mora em Los Angeles/EUA ministrando aulas de tênis, mantém um projeto similar em um bairro violento de Los Angeles. Suzana e Marcelo foram os responsáveis por todo o aporte financeiro para o início do Projeto. Suzana ainda manteve as despesas mensais do Projeto até setembro de 2004.

Surgiu assim, em 20 de Março de 2003, o Projeto WimBelemDon atendendo a 40 crianças de 8 a 12 anos com atividades de tênis e oficinas de leitura. Em Agosto do mesmo ano o Projeto dobrou sua capacidade para 80 crianças.

No ano de 2004 o projeto atraiu dois tenistas brasileiros de renome internacional, Thomaz Koch e Fernando Meligeni, que passaram a atuar como Embaixadores do projeto, divulgando-o e apoiando-o institucionalmente.

Em abril de 2005, Marcelo decide criar uma nova Organização Não Governamental (ONG) para abrigar o Projeto WimBelemDon e se adaptar a legislação vigente (OSCIP , FUNCRIANÇA, ETC.). Esta nova fase conta com a participação no conselho da ONG de tenistas, empresários, médico , advogado e alguns voluntários, todos entusiastas do esporte. No dia 30.06.2005 foi fundada a Sociedade Tênis Educação e Participação Social – STEPS – que é a instituição responsável por manter e desenvolver o projeto.

leia também:
Trabalho voluntário na Tanzania
Pré temporada na COSTA DO SAUÍPE
Comunidades do Lago Titicaca

Nenhum comentário:

Postar um comentário