31 de outubro de 2013

Yosemite Park - Mariposa Grove of Giant Sequoias

Glacier Point View - a direita a Half Dome

A ideia de passear pela costa da Califórnia foi nossa, mas as caminhadas nos parques foram uma exigência minha e inegociável, mesmo considerando que acrescentariam 2.000 km no percurso. Conhecer o Yosemite Park e o Grand Canyon já estava no programa faz anos e valeram a espera e os quilômetros a mais. Mesmo porque não eram quilômetros Brasileiros!!! o que teria sido bem pior....

Na preparação do roteiro estudei as trilhas de cada parque, em primeiro lugar para definir o tempo mínimo da estadia e reservar hotéis e depois para deixar passar nada que fosse imperdível! 

Para o Yosemite Park os sites que mais me ajudaram a entender as trilhas foram o Trip Advisor, o National Park Service e o Yosemitepark. Os mapas e descritivos me deram uma noção da localização do ponto de início das trilhas, a distancia do hotel e o tempo de duração e grau de dificuldade das trilhas. Para incluir a beleza e nos critérios de escolha das trilhas listei também cliffs e cachoeiras. Daria para ficar um mês caminhando, andando de bike e curtindo o parque, nós optamos por ficar 2 dias pois a viagem era longa.


Saímos de San Francisco umas 10:00 e após 330 km chegamos ao Tenaya Lodge em Fish Camp ainda a tempo de almoçar e sair para uma caminhada. Escolhemos Mariposa Grove das Sequóias Gigantes, há apenas 15 minutos do hotel.

almoço no Tenaya Lodge em frente a piscina

As Sequóias não são a coisa mais velha na face da terra mas podem ter mais de 3.000 anos. Elas podem chegar a 12 m de diametro e 115 m de altura. Para saber mais sobre as Sequóias acesse o blog dos engenheiros florestais e blogueiros de viagens Mauoscar, eles deram uma aula sobre a questão, incluindo história, geografia, biologia e meio ambiente e ainda conseguiram passar o prazer de passear pelos parques! Adorei

Fallen Monarch, biólogos suspeitam que esteja  caída aí há centenas de anos, conservada pelo ácido Tânico. As raízes são mais espalhadas que profundas para maior captação de água.

  

A Grizzly Giant é uma das mais largas de Mariposa Grove com 29m de circunferência, 63,7m de altura e 8,5m de diamêtro na base. Estima-se que tenha mais de 1800 anos, se ocorre 1 incêndio a cada 5 -20 anos, imagine por quantos incêndios ela já passou!!! 


Esta Sequóia é do tamanho de um edifício de 19 andares, de um boing 747 e maior que a estátua da Liberdade




 As sequóias mais velhas e que passaram por incêndios tem um topo morto devido a perda de seiva e a consequente inabilidade de mover a água do solo para o topo. 


Túnel escavado em 1895 para passagem de cavalos

Caminhamos duas horas pelo meio das árvores só para relaxar


os tons de vermelho variam também com a luz


No dia seguinte iríamos fazer a super trilha deste parque a MIST TRAIL para Vernal fall e Nevada fall, MARAVILHOSA escolha! Visual alucinante, ao longo de uma caminhada por vezes desafiadora, mas recompensadas por revigorantes mergulhos em águas geladas.

Aí começou nossa andança pela natureza exuberantes da Costa Oeste dos EUA. Também foi o início da vida de caminhante das duas jovens que me acompanhavam, para elas foi um mundo novo descoberto, novos parâmetros de desafio físico e contato com um tipo de ser humano que elas desconheciam, os caminhantes da natureza. Não só constituídos por aqueles super atletas que vemos na TV, mas famílias inteiras, crianças pequenas, adolescentes e gente mais velha, todos no esforço para alcançar um cume ou uma cachoeira e desfrutar do visual e da recompensa de um desafio vencido. 

Só isso já valeu minha viagem, me sinto gratificada de ter podido oferecer isso a elas. Tenho certeza que fará a diferença em momentos mais difíceis da vida, não só para lembrar da própria capacidade mas como instrumento para lembrar que a vida existe além do cotidiano, as vezes tenso e as vezes sem sal. Para mim faz toda a diferença. A foto a seguir, com a carinha delas, deixa claro ao que me refiro.




Ficar em um hotel próximo é condição básica para o sucesso da viagem. No Yosemite Park o ideal é ficar na Yosemite village ou na Curry village, ambas dentro do Yosemite Valleyde onde partem as trilhas mais populares e onde se localizam o centro de informações para visitantes, as lojas e mercadinhos, locadoras de bikes e restaurantes

O problema é que são pouquíssimas opções e as reservas precisam ser feitas com muita antecedências. As únicas opções de hotel neste locais são o The Ahwahnee, hotel super luxuoso, onde casou o Steve Jobs, ou o Yosemite Lodges at falls
Na Curry village há também 3 tipos de acomodação chamadas de cabines, tem as de lona, as de madeira e tradicional. 

Eu particularmente abriria mãe de conforto para ficar imersa na natureza e evitar longos trajetos de carro, consideraria inclusive a alternativa de camping. 

Nós não conseguimos vaga em nenhuma destas e hospedamos-nos no Tenaya Lodge, em Fish Camp, que está a 1 hora do Yosemite Valley. O Tenaya é um resort e tem preço de resort, então para quem não pretende utilizar as comodidade de um resort e vai passar o dia todo fora, não vele muito a pena o gasto. Nós aproveitamos a comodidade e conforto do quarto, a jacuzzi externa, que infelizmente fechava as 21:00 e os restaurantes, quando chegávamos exaustas a noite, cujos os preços estavam acima da média Californiana.



A seguir uma amostra do visual da Mist Trail, não perca em breve neste blog!!!

Vernal Fall


2 comentários: