25 de janeiro de 2013

TAPATI - preparação geral, ensaios e treinamento

Tapati – trials and training


Porque acompanhar os preparativos para o festival Tapati Rapa Nui
Para mim é importante lembrar que enquanto estou aqui, em São Paulo, no meu dia a dia, casa trabalho, tem gente em outro canto do mundo fazendo coisas tão diferentes, vivendo de modos tão diferentes. Gosto de me sentir conectada com o resto do mundo, fazer parte dele e não apanas ser um expectador de tudo, estar a parte. 
Quando a gente lê /vê o jornal temos a sensação que não é com a gente, que tudo aquilo está desconectado de nós, geralmente coisas ruins. Mas quando viajamos e conhecemos os lugares e as pessoas, percebemos que tudo e todos fazem parte de um todo, nos conectamos as pessoas afetivamente, passamos a conhecer seu modo de viver, de pensar e sentir, saímos de nosso isolamento e tudo passa a fazer mais sentido.
Se por um lado sofremos mais quando algo de ruim acontece por lá, talvez possamos ajudar de alguma maneira, e nos sentiremos menos impotentes.
Também podemos desfrutar juntos de momentos felizes e nos manter conectados a lindas paisagens.
É isso que viajar significa para mim e também é por isso que os preparativos do Tapati estão aqui. Desta forma estou um pouco lá, vivendo com eles e aprendendo um pouco mais sobre outros modos de viver a vida.

Maria  tingi tingi mahute.. fazendo fibra com corte de mahute, arbusto para fazer roupa (hami) taparrabo (tapa sexo)

Maria e Tara'i seu filho

em treinamento para o triathlon ascestral  no local da prova - cratera do vulcão Rano Raraku
cratera do vulcão Rano Raraku, onde se faziam os Moais, dá para ver alguns na encosta 
enquanto isso, outros treinam para a apresentação de dança, são 3 grupos e cada um tem 3 categorias: crianças, juvenis e adultos



participam locais, gente que já se incorporou aos locais e se mudou para lá e até turistas se quiserem
só para lembrar onde estamos.....


um presente para os surfers 

Tudo isso está acontecendo lá, agora, hoje, enquanto estamos aqui ou você que me lê, aí. Todos a bordo do mesmo barco, que é este planeta, este universo.

Leia Também:

Um comentário: