8 de fevereiro de 2012

PENÍNSULA DO MARAÚ



Maraú é meu ponto fixo de conexão com a vida real. O que seria isso? 
É fixo porque lá estabeleci algumas raízes.
É vida real, pois os momentos que passo lá estou conectada com o planeta e com a natureza. Presto atenção quando chove e faz sol, quando a maré sobre e desce, se a lua está cheia ou minguante, com o vento, o barulho dos pássaros, cigarras, vejo e espero as frutas amadurecerem....e tudo isso influencia meu dia, minhas escolhas e minha vida.
A vida real para mim é também quando convivo com gente que está em contato com tudo isso e com as pessoas a sua volta, gente que está viva, que olha no olho e me faz gostar do ser humano.


Maraú is my permanent point of connection to real life. What would that mean? It is permanent because I've laid some roots there. It is real life, because during the moments I spend there I'm connected to the planet and to nature. I'm aware of when it rains and when the sun shines, of when the moon is crescent or waning, of the wind, of the sounds of birds and cicadas, I notice the fruits ripening and wait for them... All of this influence my day, my choices and my life.
For me, real life happens when I live by people who are connected to all of this and those around them, people who are alive, who look you in the eye and make me appreciate mankind.

Jaime, vizinho, pescador, caseiro, uma figura!
Jaime, neighbor, fisherman, housekeeper, one of a kind!

Minha raiz foi fincada em Taipus de Dentro, a vila de pescadores que ainda preserva suas características, mais precisamente a beira mar, após cruzar o manguezal que separa a praia da vila.
A escolha deveu-se em parte ao acaso, movida pelo sonho de um dia morar fora de São Paulo e em decorrência da total inexperiência em fincar raízes!?!? O local além de lindo era completamente desprovido de aspectos básicos como: acesso, água e energia elétrica. 
Hoje todos estes obstáculos foram removidos, na Bahia só o que não se pode é planejar, fora isso tudo dá certo!


I dug my roots in Taipus de Dentro, a fishermen village that still holds true to its traditional characteristics, specially by the sea, after one crosses the mangrove that separates the village from the beach. 
This choice happened partly by chance, due to the dream of someday living away from São Paulo and to my complete lack of experience on setting roots anywhere. Besides being beautiful, this place was completely void of basic services such as roads, water and electricity. 
Nowadays all of these obstacles went away, the only thing you are not able to do is planning, everything else will work itself out!


a raiz
My roots

Na península cada local duas paisagens diferentes, uma na maré cheia e outra na maré baixa e de todas as paisagens um pouco: piscinas de corais, mar aberto com ondas, mar calmo de baía, morro de visuais incríveis, manguezais, beira de rio e águas cristalinas.
O acesso já foi uma aventura em anos atrás, chegava-se no aeroporto de Ilhéus,  uma hora de carro até Itacaré, atravessava a balsa sobre o rio das contas, e aí era ou lama e poças gigantes no inverno ou areais quase intransponíveis no verão. 
Agora com a ponte sobre o rio da contas o trajeto se faz em uma hora de carro no asfalto e uma hora em estrada de terra em condições razoáveis até Taipus de Dentro.
A seguir uma pequena amostra da diversidade.


In the peninsula each locale has two distinct sceneries, one during the high tide and another during the low tide, each and every one composed of all kinds of landscape: coral reefs, open sea with full-blown waves, tranquil bay waters, hills with astounding vistas, mangroves, riversides and crystalline waters. 
Getting there was an adventure of its own years ago, one would land at the Ilhéus Airport, than drive one hour to Itacaré, where a ferry would do the crossing across the Contas river, from there it follows mud and gigantic puddles during the winter, or sand fields impossible to cross during the summer. 
Now there is a bridge across the Contas river, and this last stretch is completed in one hour by car through a paved road plus another hour and a half through a pretty good dirt road to Taipus de Dentro. 
Check below a small sample of the place's diversity.



















Leia Também:
Learn more:


25 comentários:

  1. Muito linda as fotos e os textos!! Passou a energia bahiana que não tem igual!!
    Bjos
    Drica Aidar

    ResponderExcluir
  2. Realmente, as fotos estão ótimas! Que lugar lindo esse que você escolheu para fincar raízes! Fiquei com muita vontade de conhecer!!

    ResponderExcluir
  3. Mila Ferraz19/7/12 17:34

    Foi uma experiência antropológica: passar uns dias em imersão entre o charme e aconchego do Dream Bangalow e da vida simples e curiosa da "vila" de Taipu de Dentro.

    O Bangalow é todo feito de madeira, possui um quarto gostoso, uma sala que vira quarto, uma ótima cozinha e um banheiro grande. A decoração é despojada e muito charmosa. Graças a Deus, não tem televisao!!!! Um lugar perfeito para quem quer sossegar a alma com a ajuda do sussurro dos ventos e do balanço das árvores.

    Deitar na varanda, olhar o mar e depois fechar os olhos e voar para os lugares mais lindos e inusitados do mundo e de mim mesma; dessa vez, com a ajuda do grito dos grilos e do piar dos passarinhos. Uma verdadeira sensação de PAZ.

    A "vila" tem uns 1000 habitantes e é toda muito simples. Tem casas de alvenaria e também de pau-a-pique. Muitas delas, inacabadas. Vê-se que faltou recurso (financeiro) para terminá-las. As pessoas andam de shorts e chinelo e não vi um celular na mão de ninguém!!! Em compensação, todas as casas possuem TV, que costumam ficar ligadas durante o dia também!!

    As crianças correm, brincam, empinam pipa.

    Nessa "vila" tão simples conheci pessoas muitíssimo interessantes; todas nativas. Essas pessoas tem uma vasta sabedoria sobre a natureza: sabem exatamente quando vai chover, conhecem os diversos tipos de peixes e suas "manhas", identificam facilmente uma árvore doente, conhecem TUDO sobre plantar e colher - muito do que comem vem da sua pesca e das frutas de seus próprios quintais.

    Alguns trabalham em hotéis próximos, a uns 8 / 10 km da "vila". Contudo, não há transporte público e quase ninguém tem carro. As pessoas andam a pé por volta de uma hora, uma hora e meia, na ida e na volta!!!!! E... NÃO RECLAMAM!!!!

    Foi isso que mais me chamou a atenção: AS PESSOAS de Taipu de dentro NÃO RECLAMAM!! E, não me pareceu subserviência ou acomodação, mas uma satisfação e um contentamento com a própria vida. Parecem felizes com o que são e com o que tem. Isso me impressionou muito.
    Quantas pessoas satisfeitas com a própria vida, nós conhecemos? A maioria vive reclamando de TUDO.

    Além disso, as pessoas de lá, parecem ter orgulho de onde vivem. Já sabem que a vida nas grande cidades não é tão boa como se acreditou um dia e parecem valorizar a segurança (em relação a roubos e violência), a natureza e o espírito de comunidade entre as pessoas.


    "Aqui, quando a gente tem resfriado, não precisa nem tomar remédio. Não tem poluição. É só tomar um chazinho que a gente já melhora."

    "Todo mundo se ajuda. Eu pesco, mas não é a minha atividade principal. Você acha que vou vender os peixes? Dou para meus amigos."

    "Aqui não tem violência, não tem bandido. Se vier algum de fora, a gente tira ele daqui!!"

    "Já trabalhei fora, numa pousada "chic" e até conheci Sao Paulo, num curso. Deus me livre morar lá! A vida aqui é tranquila, de vez em quando tem festa e você gasta pouco para se divertir. Não saio mais daqui."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mila a alegria é minha de ter hospedado alguém que soube captar tão bem o espírito local, obrigada.

      Excluir
  4. Olá, estou querendo conhecer Taipus de Fora a Pousada Encantro da Lua, mas li que no caminho de Itacaré a Marau na Br030 na parte de terra os bandidos aproveitam a baixa velocidade para assaltar turista, tenho medo meu filho é pequeno não quero expô-lo, isso é verdade ou foi algum caso a parte?
    Grata,
    Kelly Cottet

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não recomendo atravessar a balsa de Itacaré para a península do Maraú, pois o trecho até chegar a BR-030 é muito ruim. Se estiver em Itacaré volte até a BR-001, vá em direção a Salvador até o trevo de Maraú. Neste trevo você vai entrar a direita em direção a Maraú para acessar a BR-030. Daí vai direto até Taipus de Fora, onde fica sua pousada. Sem problemas. Se me informar seu email te passo um mapa com todas as recomendações. relaxe e aproveite, vai dar tudo certo.

      Excluir

    2. Grata, mas em relação aos assaltos no trecho de terra você ouviu falar alguma coisa?
      Parabéns pelas fotos lindissimas
      meu e-mail kellycottet@zipmail.com.br

      Excluir
    3. Em todo lugar se der moleza pode acontecer algo, mas se aconteceu algo lá foi muito pontual. vou enviar o mapa.

      Excluir
    4. Leia também sobre Barbados, é um bom destino para quem tem filhos pequenos!

      Excluir
  5. Alexandre Lassen11/1/13 12:24

    Oi Claudia!
    Amei a viagem, a companhia e ainda mais o seu blog.
    Ótimas dicas e fotos incríveis que conseguem transmitir exatamente o que é e o que representa essa viagem.
    Meus Parabéns!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espere para ver o que vai ser a descrição do réveillon 2013 por lá! Até segunda vai estar no ar!

      Excluir
  6. Bom dia,
    Vou dia 14/02/2013, saíndo de BSB, para taipus de fora.
    Colega vc sabe dizer, se tem como chegar de carro.
    Se tem perigo de assalto, poís me falaram que tenho que
    pegar um estrada de terra.
    Desde já agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que é BSB? Seja lá onde for, só tem 1 jeito de chegar de carro a Taipus de Fora, pela BA-030. Vindo de Itacaré ou de Salvador pela BA-001, você acessa a BA-030 no trevo de Maraú.Daí são 40 km de terra, que no verão tem ótimas condições, pois não chove. Eu acabei de chegar de lá e foi tranquilo, 40 minutos entre sair do asfalto e chegar a Taipus de Fora. Vou fazer um post de como chegar, pois você não é o único a ter esta preocupação, acesse novamente amanhã, vai ter até video da estrada.

      Excluir
  7. Bom dia,
    Claúdia, obrigado pela resposta.
    BSB, é Brasília-Distrito Federal.
    Vou sair de Brasilia de carro, eu e minha esposa.
    Boa semana,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal! aproveite a viagem e comente na postagem de como chegar se vc gostou ou se ainda tem alguma dúvida para eu completar.

      Excluir
    2. Belza!
      Logo postarei algum comentário.
      Obrigado pelas dicas.

      Excluir
  8. Anônimo8/3/13 01:00

    Olá! vou para MAraú no início de Julho desde ano com meu esposo. VC sabe me informar se nesta época a 030 está em bom estado? e é aconselhável pagar um taxi ou alugar um carro para uma viagem de 8 dias saindo de Ilhéus? se souber de alguma agência para me indicar agradeço muitooo!!
    obrigada!!
    Ludmila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Julho é época de muita chuva, a estrada provavelmente vai estar ruim. Eu sempre alugo carro, facilita a circulação, mas se você não se sentir segura em dirigir com lama e poças melhor contratar um transfer ou um taxi. veja em operadores de viagem a própria locadora pode te indicar alguém! Que tipo de agência você quer? de viagem ou aluguel de carro?

      Excluir
    2. Desculpe a demora na resposta, me atrapalhei aqui, mas agora te respondo em seguida.

      Excluir
  9. Anônimo9/4/13 00:07

    Claudia, obrigada por me responder!
    Seria agência de aluguel de carros para Ilheus/Maraú e Maraú/Ilheus. E tb sistemas de taxi que fazem este trecho!Se puder me indicar ambos para eu ver o que compensa mais. ?? Não faço idéia!
    Poxa, de 01 a 08 de Julho chove muuuito por aí?
    Obrigada a atenção!!
    Ludmila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entre em contato com a locadora ERRS, veja telefone e site na página operadores de viagem. Eles mesmos podem te indicar um taxi, fale com a Vani. Sobre transfer também pode tentar a carpediem Tel: (73) 3258.6327 / (73) 9933.2648 carpediemmergulho@gmail.com. Julho é época de chuvas por lá, mas sempre dá uma folguinha para aproveitar um pouco da praia...boa sorte. ainda esta semana vou colocar um video com as condições da estrada atual, você verá com seus próprios olhos.

      Excluir
  10. Olá Claudia, amei o blog. O que me trouxe aqui foi Barra Grande pois vamos em outubro e estou simplesmente apaixonada pelo lugar e olha que ainda nem fui rs! Vou com minhas filhas de 7 e 3 anos, muitos falam que é loucura ir com crianças mas sei que é bobagem.Devo ir de barco a partir de Camamu. Será muita aventura pois vamos antes em Morro de São Paulo. Me encantei também com seu post sobre a Trilha Inca está na minha wish list suas dicas e suas fotos foram muito importantes para me dar coragem, vou começar a planejar. Bjs e parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Andrea, obrigada por seus comentarios. fique tranquila sobre ir para Marau com crianças, nao tem misterio nenhum e elas vao amar. O Peru e lindo e me surpreendeu, quero voltar um dia! qq coisa estou por aqui.

      Excluir
  11. Claudia, irei para Barra Grande na próxima semana. Irei de carro, pois moro aqui mesmo na Bahia. Estou na dúvida se deixo o carro em Camamu.Como não tenho contatos na região não sei como está a situação da estrada-BA 030. Quando entramos em contato com a pousada eles informam que não é recomendado ir de carro, mas sabemos que rolam interesses entre pousadas e agencias de turismo... Vc sabe como está o estado da estrada nesse período? Vou de Fiesta, acho que é comparável ao Uno! obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eduarda, eu não tenho noticias atualizadas, mas agora é época de chuvas e a estrada costuma ficar péssima, com muitas poças enormes. Eu costumo encarar , mas só se voce gosta de aventura.... periga ter que empurrar, pedir ajuda etc... se voce não está a fim melhor deixar o carro em Camamu. boa viagem e aproveite bastante.

      Excluir